Cena_90_rustico_vidro_turquesa_preto_brilho Dúvidas na Escolha da Matéria-Prima do seu Móvel Planejado? - Portello - Portas de Madeira, Fechaduras Digitais, Fechaduras Biométricas e Ferragens

 

  MDP, MDF e HDF qual escolher?

 

 

Chegou o tão sonhado momento de montar um projeto de interiores ou fabricar um móvel, e ter dúvidas na escolha da matéria-prima dos painéis de madeira são comuns.

Saber o potencial e a finalidade de cada um é muito importante, pois a qualidade de um móvel está ligada ao conhecimento, em saber qual material se encaixa melhor em cada situação, afim de se obter um resultado com móveis seguros e duradouros, saiba mais sobre eles.

 

 Cena 90 rustico vidro turquesa preto brilho

 

 

MDP

MDP – Medium Desinty Particleboard (Partículas de Média Densidade) é um painel constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si com resina uréica, principalmente mediante a ação de temperatura e alta pressão.

O material é produzido em três camadas: uma grossa no miolo e duas finas nas superfícies, todas com grande uniformidade das partículas. Suas características mecânicas são superiores às de materiais similares e conferem mais resistência no tracionamento de parafusos, por exemplo, e redução de empenamentos.

Aplicação em peças estruturais e decorativas nas espessuras de 15, 18 e 25mm (revestidas nas duas faces)

Benefícios: Redução de empenamento e resistência ao tracionamento de parafusos.

Muita gente confunde o MDP com o antigo aglomerado, que tinha a má fama de esfarelar, mas há uma diferença na gramatura das partículas entre esses dois materiais. No aglomerado, as partículas eram maiores, tanto as externas quanto as internas, e o atrito direto - por não possuir corrediças - fazia com que o aglomerado se esfarelasse.

MDP NATURAL painel de madeira blog berneck

 

 

 

MDF

MDF – Medium Density Fiberboard (Painel de Fibras de Média Densidade.) Produzidos por meio de aglutinação de fibras de madeira juntamente com resinas e aditivos, suas principais características são decorrentes da alta resistência devido a super densidade de material compactado em sua fabricação.

O material possui boa estabilidade, grande capacidade de absorção de tintas em sua superfície e baixa absorção de umidade.

Aplicação em peças estruturais e decorativas nas espessuras de 6 (revestida em uma face), 15, 18 e 25mm (revestidas nas duas faces)

Benefícios: Resistência e baixa absorção de umidade.

 

 

 MDF NATURAL painel madeira blog berneck

 

 

 

HDF

HDF -High Density Fiberboard  (Painel de Fibras de Alta Densidade) é um painel de madeira reconstituída. As fibras de madeira são aglutinadas e compactadas entre si com resina sintética através da ação conjunta de pressão e calor em prensa contínua.

O HDF é um painel industrial homogêneo, com excelente estabilidade dimensional, de superfície uniforme, lisa e de alta densidade e geralmente de espessuras finas. Sua principal característica é a resistência.

Geralmente aplicado em fundos e painéis editáveis de 3mm

Benefícios: Alta resistência mecânica e ótimo acabamento em pintura.

HDF NATURAL berneck painel de madeira blog

Agora que você tem o conhecimento do melhor para seu projeto que tal realizar o sonho de ter Móveis Planejados?

(Clique aqui) e inspire-se com imagens de ambientes incríveis com Móveis Planejados e Decoração.